A Ecovila de Piracanga é um lugar de realização de sonhos, transformação pessoal e reconexão com a Natureza que somos e a Natureza na qual habitamos.
Um local de belezas naturais exuberantes, onde atualmente habitam cerca de 180 pessoas, com aproximadamente 40 crianças e recebe alguns milhares de visitantes todo ano.
O desenvolvimento da Ecovila foi impulsionado principalmente a partir de 2011 com a criação de uma comunidade intencional que se estabeleceu com a missão de inspirar o mundo, através da sustentação de um centro holístico focado na expansão do autoconhecimento e cuidados ecológicos como caminhos para a transformação planetária.
Após anos amadurecendo, ganhando complexidade e atravessando a pandemia, a ecovila passou por processos de transformações profundas, onde novas formas de gestão e organização ainda estão tomando forma, junto com a dissolução do pequeno grupo de habitantes que fez parte da comunidade intencional existente. Os acordos e cuidados ambientais e a intenção de permanecer um local de transformação individual e planetaria seguem vivos e ganhando novas escalas.
Hoje muitos dos projetos que foram impulsionados através do núcleo comunitário se tornaram autônomos e independentes, com pequenos grupos de pessoas ou indivíduos gerindo os mesmos.
Há o Centro Holístico Unah, que oferece serviços de hotelaria e cursos diversos, a Escola da Natureza focada em gestão, educação e regeneração ambiental, a Escola Inkiri com uma pedagogia referência no Brasil e no mundo no ramo da educação infantil, projetos de educação para culturas regenerativas (Educação Gaia), saneamento ambiental, cosmética natural e 100% biodegradável, alimentação saudável, música, diversas terapias, sexualidade consciente, criação de abelhas nativas, entre outros.
Piracanga é um laboratório vivo e muito diverso de tecnologias sociais, ambientais, educacionais, artísticas, econômicas e espirituais capazes de inspirar e servir de exemplo para o Planeta.
Membership & Visitors
- Current members: 180
- Open to new members
- Open to visitors
Leave a Reply